terça-feira, 12 de agosto de 2008

Já o conhecia mas agora dou-o a conhecer...

Uma vez que recebi um comentario da D.ª Ana F. S. Ros, do INEM, a esclarecer que algo neste post estava errado, decidi vir referir isso no meu post, mas digo que simplesmente copiei um email que me mandaram, nao querendo ferir susceptibilidades, mas sim fazer um apelo "SE conduzir NAO beba!"
Uma vez que tambem não sei a origem deste email, se ocorreu em Portugal ou nos Estados Unidos da América (por causa do uso da palavra "paramédicos"), não altero o conteúdo, pedindo a todos os que o leem que vejam tambem o comentario/explicaçao por parte do INEM, agradeçendo desde já o esclarecimento.

Relato escrito em cima do joelho, por um socorrista do INEM... palavras de uma rapariga... dirigidas aos pais..

Fui a uma festa, mãe. Fui a uma festa e lembrei-me do que me disseste. Pediste-me que eu não bebesse álcool... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim mesma e do modo como me disseste que eu me sentiria! Disseste-me também que não deveria beber e conduzir, ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.E quando a festa finalmente acabou, e o pessoal começou a conduzir sem condições... fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz... Eu nunca poderia imaginar o que me aguardava, mãe... que eu não poderia esperar... Agora estou deitada na rua, e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado', mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está escorrido por todos os lados e eu estou a tentar com todas as minhas forças, não chorar... Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'... Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade, afinal ele decidiu beber e conduzir, e agora tenho que morrer... Então por que as pessoas fazem isso, mãe?...sabendo que isto vai arruinar vidas? A dor está-me a cortar como uma centena de facas afiadas... Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao papá que ele seja forte... E quando eu for para o cemitério, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura... Alguém deveria ter dito aquele rapaz que é errado beber e conduzir... Talvez, se os seus pais tivessem dito, eu ainda estivesse viva... Minha respiração está a ficar mais fraca, mãe, e estou realmente a ficar com medo... Estes são os meus momentos finais e sinto-me desesperada... Eu gostaria que tu pudesses abraçar-me, mãe, enquanto estou esticada aqui a morrer, eu gostaria de poder dizer que te amo, mãe... Então... Amo-te e adeus...

'Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem,enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o repórter ia anotando...muito chocado, este repórter iniciou uma campanha. Repasse-o na tentativa de poder consciencializar mais e mais pessoas, para que a vida de cada um NÃO CORRA PERIGO!
E este pequeno gesto pode fazer uma grande diferença!

5 comentários:

inem disse...

Exma. Senhora,

verificámos que atribui a autoria deste texto a uma socorrista do INEM. Tal não pode corresponder à verdade e explicamos porquê:

1. Em Portugal não existem paramédicos, existem Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE). Como é óbvio, uma profissional do INEM, a ter elaborado este texto, saberia disso mesmo, pois é a sua profissão, pelo que jamais usaria a expressão "paramédico". Esta expressão é originária de outros países como por exemplo os Estados Unidos a América e entrou em Portugal através da televisão e cinema.

2. Um profissional do INEM jamais diria diante de uma vítima, dos familiares ou mesmo diante de estranhos que um doente "vai morrer", até porque tem pela frente um trabalho que visa evitar isso mesmo.

Esperamos que compreenda e aceite as explicações prestadas num texto que, provavelmente, circula via e-mail no ciberespaço.

Melhores cumprimentos,

Ana F. S. Ros
Gabinete de Comunicação e Imagem
Instituto Nacional de Emergência Médica
Rua Almirante Barroso, 36 / 1000-013 Lisboa – Portugal
Tel. + 351 213 508 108 / Fax. + 351 213 508 183
e-mail: ana.ros@inem.pt
Internet: www.inem.pt

Vendo materiais disse...

O nosso blog está volta e cheio de novidades, promoções e desafios.
Passem por lá e vejam as novidades.

http://materiais-praartes.blogspot.com/

O mEu MuNdO disse...

Helloo sou a tua parceira na Troquinha Fantasia... passei para ver o teu blog...gostei mto tanto que pedi uma cor no desafio 3 miminhos coloridos:P...Já tinha posto no meu blog e ja mandei os miminhos agora fico a espera do teu ... O meu mail e isofia_fernandes@hotmail.com.
Nesta Altura tou de ferias... Mas vou tando por aqui... bjos espero pela tua morada para mas tarde te enviar a troca... kiss

VanessaGuerra disse...

olá minha linda.. vim desejar um excelente fim-de-semana prolongado.. já conhecia o texto miga e fartei-me de chorar nesse dia.. beijinhos enormes amiga

VanessaGuerra disse...

vim desejar-te uma excelente semaninha com tudo de bom que desejares.. beijinhos minha linda